Dicas de procedimentos para identificar problemas de rede será definidos por etapas.


 1 - Verificação de energia;

Pode parecer uma dica tola, mas há momentos em que você precisa conferir novamente se seus aparelhos estão ligados. Se um modem estiver fora da tomada e o roteador, não, você pode estar se conectando à rede habitual e não recebendo nenhuma informação. É a hora de ver se tudo está ligado e conectado da maneira correta.


2 - Checar Status;

Sabe todos aqueles LEDs indicadores de status que ficam sempre piscando no seu roteador ou modem? Pois é hora de ver se eles continuam do jeito que sempre estiveram. Qualquer luz vermelha, apagada ou acesa de um modo que você não está acostumado a ver pode ser sinal de encrenca. Se o problema foi com a rede externa, tente reiniciar todo o sistema — se não resolver, contate a sua operadora. Se for interno, reiniciar o roteador deve resolver o problema.


3 - Checar configurações do aparelho;

Sempre existe aquele momento em que quase todos os seus aparelhos estão funcionando normalmente, mas um deles insiste em não se conectar. Quando isso acontece, o problema claramente está no próprio dispositivo. Verifique as configurações do computador ou smartphone para ver se não existe nenhuma DNS configurado errado ou modo avião ativado sem que você saiba. Problemas com vírus e outros malwares também podem causar instabilidades.


4 - Atualizar firmware;

Se nada disso der certo, talvez esteja na hora de atualizar o firmware do seu roteador ou modem. Isso permite uma série de correções e ainda traz muito mais segurança aos seus dispositivos.


5 - Zerar configurações;

Caso você já tenha tentado todas as soluções anteriores , zerar as configurações dos aparelhos da sua rede pode ajudar. Porém, só faça isso se você souber todos os passos para configurar a rede novamente. De outro modo, é recomendado que você contacte um técnico especializado.


6 - Hora da troca:

Descargas elétricas, temperaturas elevadas, muita sujeira acumulada... São muitas as situações que podem levar os equipamentos ao mundo dos dispositivos estragados. E se chegou o momento em que nada mais restaura a sua rede, provavelmente chegou a hora de comprar para eles uma passagem só de ida para o além.


Algumas dicas extras

A alteração do canal pode solucionar muitos problemas e aumentar a força do sinal, porém isso nem sempre resolve. Por isso resolvemos lembrar alguns pontos importantes que devem ser seguidos para que a rede seja mais estável e não gere tantos problemas:

Posicione seu roteador em um local alto para abranger mais computadores e/ou smartphones ou o mantenha em um cômodo central do estabelecimento;
Procure direcionar a antena de seu roteador de tal forma que não fique apontando para o paredes ou pilastras;
Se você utiliza os computadores do estabelecimento em uma sala única, prefira manter o roteador no mesmo local (isso aumenta a força do sinal);
Quem possui roteador compatível com a tecnologia 802.11n com certeza deve ativá-la, pois o alcance e a velocidade melhoram significativamente.
E quem não tem um roteador deste tipo, talvez deva pensar na compra de um .
Enfim, nossas dicas acabam por aqui e desejamos boa sorte a todos que tiverem problemas com as redes wireless, pois as soluções nem sempre são tão claras, mas o Atendi estará continuamente lançando novas dicas para ajudá-los.