Pensando sempre em melhor atendê-los, nosso time está trabalhando constantemente para trazer novidades a fim de garantir mais produtividade para o seu dia a dia. Liberamos a versão 3.5 beta do sistema Atendi integrado ao Ifood para testes. Com essa versão os pedidos da plataforma Ifood já são inseridos de forma automática no Atendi. Você vai continuar trabalhando apenas com o Atendi. Tudo igual você já está acostumado.


Atualmente, o iFood é o maior aplicativo de entrega da América Latina. Em 2018, ele chegou à marca dos 6,5 milhões de pedidos mensais.


Caso seja de seu interesse testá-la, siga as etapas abaixo para iniciar.


1 - Cadastrar os códigos do PDV no Ifood


Para todos os produtos e complementos do cardápio, na plataforma Ifood terá produtos e adicionais correspondentes na plataforma Atendi. Em ambas as plataformas os códigos precisam ser os mesmos. O preço de venda do produto do Ifood será lançado no sistema Atendi. Mesmo se os preços forem diferentes do Atendi.


Para cadastrar os códigos do PDV vá para o portal e acesse: Cardápios > Entrega > Integração com PDV



Esses códigos devem ser exatamente iguais aos códigos cadastrados no Atendi. No sistema atendi, os códigos dos produtos estão dispostos antes do nome do mesmo. fdf



Para facilitar este processo, ao clicar no nome do produto no sistema atendi, automaticamente o código deste é copiado e basta apenas colar no produto lá no painel do ifood. 


2 -Solicitar as credenciais de integração

Para solicitar as credências é necessário entrar em contato através do Portal iFood e abrir um chamado.


Para abrir o chamado siga os passos: > Chamados e ajuda > Fale com a gente



Depois é só selecionar suporte técnico na primeira opção e Ativar integração com sistema de caixa na segunda opção.



3 - Enviar as credências para a Equipe Atendi.


Ao receber as credências da plataforma Ifood, as mesmas deveram ser encaminhas por email para ajuda@atendi.com.br, assim que um especialista da equipe Atendi receber o email o processo de integração será iniciado.


4 - Ativar formas de pagamento do ifood no Atendi

Para o correto funcionamento do sistema, todas as formas de pagamento usadas na plataforma Ifood devem ser ativadas no Atendi. Por padrão, todas as formas de pagamentos vinculadas ao ifood estão desativadas, exceto as formas de pagamento app/site, pois estas já são ativadas por obrigatoriedade pelo ifood e não podem ser desativadas. 


Atenção -  Nunca desative estas opções: 

      

CódigoNome
IFOOD_ONLINEIFOOD_ONLINE
DNRCREDIT ONLINE
MCCREDIT ONLINE
AMCREDIT ONLINE
HIPERCREDIT ONLINE
VISCREDIT ONLINE
ELOCREDIT ONLINE
ELODDEBIT ONLINE
MCMADEBIT ONLINE
VISEDEBIT ONLINE
GPY_ELODIGITAL_WALLET ONLINE
GPY_MCDIGITAL_WALLET ONLINE
GPY_MXMCDIGITAL_WALLET ONLINE
GPY_MXVISDIGITAL_WALLET ONLINE
GPY_VISDIGITAL_WALLET ONLINE
APL_MCDIGITAL_WALLET ONLINE
APL_VISDIGITAL_WALLET ONLINE



Todas estas formas de pagamento são obrigatórias no sistema. 


Caso você utilize no ifood mais formas de pagamentos além destas acima, como por exemplo:


  • Pagamento na entrega
    • Crédito / Débito Máquina
    • Dinheiro
    • Cheque
    • Vale refeição


Você deve ir nas formas de pagamento dentro do sistema atendi e ativá-las. E caso seja cartão, deve ativar todas as bandeiras que for aceito. 



4 - Cadastrar cupom do ifood como forma de pagamento no Atendi

 Os vouchers(cupom) com subsídio do iFood deverão ser tratados como forma de pagamento no Atendi, pois os restaurantes receberão o valor integral do pedido. Para isso é preciso cadastrar 2 formas de pagamento no Atendi inserindo no campo "Forma de pagamento NFCe" o código abaixo:


1 - Cupom de desconto com subsídio do Ifood

Nome: Cupom Ifood

Código: CupomIfood


2 - Cupom do Ifood com entrega grátis

Nome: Cupom Ifood Entrega Grátis

Código: CupomIfoodEntrega


Os vouchers disponibilizados pelo restaurante serão tratados como um desconto aplicado no pedido do Atendi.


5 - Cadastrar uma taxa de entrega com o nome ifood.

 As taxas de entrega do Ifood variam de acordo com a região e o tempo de entrega. Para lançar esse valor no Atendi é preciso ter uma taxa de entrega cadastrada com o nome "food". Ao chegar um pedido novo do Ifood o sistema vai lançar nessa taxa de entrega sobrescrevendo o valor vindo do Ifood. Veja abaixo como fica essa taxa cadastrada no Atendi.




6 - Demonstração da Integração na prática.

 O vídeo abaixo demonstra como usar a integração na prática. Nele o desenvolvedor José Barbieri mostra como é simples receber e atender os pedidos do Ifood no Atendi. Todo o fluxo de atendimento é feito da mesma maneira que você já está acostumado com os pedidos do modo Garçon, Entrega, Cliente e Balcão. A confirmação, recusa e cancelamento dos pedidos podem ser feito pelo aplicativo Atendi Mobile. Isso permite a mobilidade de sempre agora com os pedidos do Ifood. 



Nesse tutorial te damos uma visão geral de tudo que é preciso para integrar o Atendi com o maior aplicativo de delivery da America Latina. Fale com nossa equipe em atendi.com.br e comece a melhorar a produtividade da sua operação. 


7 - Alguns pontos importantes sobre a integração

1 - Com a integração ativa no Atendi, o gestor de pedidos não pode ser usado para controlar os pedidos, se caso isso acontecer a integração não irá funcionar perfeitamente. O gestor deve ser usado apenas para acompanhar o chat e se for preciso verificar algum pedido realizado.

2 - O preço que é inserido no sistema será sempre o do iFood, para produtos e taxas de entrega. Se o preço do Ifood estiver diferente do Atendi será lançado no sistema o preço do Ifood.

3 - Caso estiver faltando alguma associação dos produtos, adicionais, formas de pagamento, taxa de entrega o Atendi irá cancelar o pedido no iFood de forma automática.

4 - O iFood não disponibiliza os dados(telefone) dos clientes, com isso, é disponibilizado um código para que o restaurante entre em contato e caso queira cancelar ou falar sobre o pedido de um determinado cliente junto ao iFood.

6 - A regra de Pizza não está integrada com Atendi.